Dra. Paula Barroso
Busque ajuda especializada para realizar o sonho de ter filhos!
Acreditamos no seu potencial e estamos aqui para te apoiar em cada etapa da jornada
Dra. Paula Barroso
Sinais que podem indicar infertilidade
Suspeitando de infertilidade: quando buscar ajuda especializada?
Dificuldade para engravidar
Se você e seu parceiro tentam engravidar há mais de um ano sem sucesso, essa pode ser a principal indicação de infertilidade.
Alterações no ciclo menstrual
Ciclos irregulares, menstruações muito longas ou curtas, ausência de menstruação (amenorreia) ou sangramento intenso podem estar relacionados a problemas de ovulação.
Dor pélvica durante relação sexual
Dor durante a relação sexual, no meio do ciclo menstrual ou em outros momentos pode indicar endometriose, miomas ou outras condições que afetam a fertilidade.
Problemas com a qualidade do sêmen
Dificuldade para ejacular, volume baixo de sêmen, baixa qualidade dos espermatozoides (motilidade reduzida, morfologia anormal) podem afetar as chances de fertilização.
Histórico de cirurgias ou tratamentos
Cirurgias nos órgãos reprodutores masculino e feminino podem afetar a fertilidade de várias maneiras, dependendo do tipo de procedimento, da extensão da intervenção e da saúde geral do indivíduo.
Idade avançada na mulher
A partir dos 35 anos, a reserva ovariana da mulher começa a diminuir gradativamente. Isso significa que o número de óvulos disponíveis para serem fertilizados diminui, e a qualidade desses óvulos também.
Reprodução Humana Assistida
O que é infertilidade?
-
Infertilidade é a dificuldade para engravidar, isto é, quando está demorando mais tempo do que o esperado para que a gestação ocorra.
A dificuldade para engravidar pode vir em muitas formas. Geralmente, classificamos as causas da infertilidade em fatores masculinos, fatores femininos, fatores do casal e infertilidade sem causa aparente. Vamos conhecer todas elas a seguir.
Em 80% dos casos de infertilidade em homens, a causa está associada aos espermatozoides. As origens variam: em alguns casos pode haver baixa quantidade de espermatozoides no sêmen ejaculado. Em outros casos é a qualidade destes espermatozoides que não é adequada para que haja a fecundação. Há ainda aqueles casos em que simplesmente não existem espermatozoides no sêmen ejaculado, o que torna a gravidez inviável sem um tratamento adequado.
Já a infertilidade feminina tem algumas variáveis que precisam ser estudadas. Isso porque o órgão reprodutor feminino é composto por diversas partes e cada estrutura deve ser avaliada separadamente para identificar possíveis causas de infertilidade na mulher. Existem as causas por endometriose, síndrome dos ovários policísticos, baixa reserva ovariana, trompas uterinas, fatores uterinos, adenomiose e falha na implantação.
Em alguns casos, ambos os parceiros podem apresentar algum grau de infertilidade. Para estes pacientes, recomenda-se que sejam feitos todos os exames individualmente e seja traçado um plano de tratamento para cada um, com o objetivo de criar as condições ideais para que a gravidez seja possível.
7% dos casos são chamados de infertilidade sem causa aparente, quando depois de todos os exames feitos, ainda assim não conseguimos identificar o motivo pelo qual a gravidez não acontece.
Reprodução Humana
Perguntas frequentes
Este conteúdo tem caráter informativo e educacional. O paciente jamais deve usar seu conteúdo para autodiagnóstico ou autotratamento
A reprodução humana assistida é um conjunto de técnicas que auxiliam casais com dificuldades para engravidar naturalmente.
A infertilidade é definida como a incapacidade de um casal engravidar após um ano de tentativas regulares de relação sexual sem proteção. Apesar de ser um problema comum, que afeta cerca de 15% dos casais em idade reprodutiva, muitas pessoas não sabem quando buscar ajuda especializada.
Para casais com problemas como obstruções nas trompas, distúrbios ovulatórios, baixa qualidade seminal, azoospermia, endometriose, idade avançada da mulher, entre outros.
Gravidez múltipla, síndrome da hiperestimulação ovariana, aborto espontâneo e falha do tratamento.
Consulta médica, orientação psicológica e mudanças no estilo de vida.
Varia de acordo com o tipo de procedimento e clínica.
Depende de diversos fatores, como idade da mulher, qualidade dos gametas e tipo de procedimento.
Não existe idade limite definida, mas as chances de sucesso diminuem com o avançar da idade.
Exames para avaliar a fertilidade do casal, como espermograma, ultrassom pélvico e exames hormonais.
O tempo varia de acordo com o tipo de procedimento e resposta do casal ao tratamento.
Sim, é possível, mas as chances aumentam com o número de tentativas.
Hoje, todas as clínicas lutam para que cada tratamento resulte em apenas um filho. Entretanto, para otimizar o custo do tratamento e a eficácia do mesmo costuma-se estimular os ovários. Disso resulta maior número de óvulos, de modo considerável, o número de embriões transferidos para minimizar o risco de gestações gemelares.
O Conselho Federal de Medicina determina que mulheres até 35 anos recebam até um máximo de dois embriões. O número máximo indicado para mulheres de 36 a 39 anos é de três embriões a serem depositados no útero (procedimento denominado transferência embrionária). Por fim, para paciente com 40 anos ou mais pode ser transferido um máximo de quatro embriões.
Nos pacientes que ejaculam espermatozoides, através da masturbação, realizada no próprio Serviço; para pacientes que não apresentam espermatozoides no ejaculado, pode ser feita uma punção de epidídimo ou mesmo uma biópsia de testículo, e caso sejam encontrados espermatozoides, estes podem ser congelados.
O sêmen congelado e armazenado manterá sua qualidade e capacidade de fertilização por várias décadas.
No Brasil, segundo o Conselho Federal de Medicina e as normas que regem as técnicas de fertilização assistida, só é permitido quando existem doenças familiares ligadas ao sexo.
Reprodução Humana
Não deixe que nada te impeça de alcançar a felicidade de construir uma família!
- Nossa equipe de especialistas experientes está preparada para te oferecer:
- Avaliação completa do casal: Através de exames individualizados, identificamos as causas da infertilidade e definimos o tratamento ideal para o seu caso.
- Tratamento personalizado: Cada casal é único, por isso, desenvolvemos um plano terapêutico exclusivo, com as melhores técnicas disponíveis, para aumentar suas chances de sucesso.
- Acompanhamento humanizado: Priorizamos o seu bem-estar emocional e oferecemos suporte psicológico durante todo o processo, para que você se sinta acolhido e seguro.
- Tecnologia de ponta: Contamos com equipamentos modernos e laboratórios de última geração, garantindo a qualidade e a segurança do seu tratamento.
- Dê o primeiro passo para realizar o sonho de ter um filho! Juntos, vamos transformar o seu desejo em realidade.
Atendimentos
Tratamentos com responsabilidade, qualidade humana e resultados.
Experiência
Os especialistas em fertilidade irão guiá-lo passo a passo por todo o processo.
Tratamentos
Oferecemos os últimos avanços em saúde para enfrentar os problemas de infertilidade.
Satisfação
6 em cada 10 pacientes que confiam em nós realizam o sonho de terem um filho.
Dra. Paula Barroso
Estamos prontos para ajudar você a completar sua família!
Acreditamos na vida e nos dedicamos a realizar sonhos.
Dra. Paula Barroso
Procedimentos realizados
Navegue pelo conteúdo e se precisar de ajuda, entre em contato com a gente, que será um prazer tirar suas dúvidas!
Casais homoafetivos
Cada vez mais casais homoafetivos buscam realizar o desejo de construir uma família, e a reprodução humana assistida (RHA) se apresenta como uma aliada poderosa nesse processo.
Coito Programado
O coito programado, também conhecido como relação sexual programada, é uma técnica de assistência à reprodução que envolve a identificação dos dias mais férteis do ciclo menstrual de uma mulher
Congelamento de Óvulos
O congelamento de óvulos, também conhecido como criopreservação de óvulos, é um procedimento no qual os óvulos de uma mulher são coletados, fertilizados (se desejado) e depois armazenados
Diagnóstico Genético Pré‐Implantacional
O Diagnóstico Genético Pré-Implantacional (PGD) é um procedimento realizado durante a fertilização in vitro (FIV) para identificar anomalias genéticas em embriões
Doação de Óvulos
A doação de óvulos é um procedimento em que uma mulher saudável, conhecida como doadora, fornece seus óvulos para outra pessoa ou casal que está enfrentando dificuldades de fertilidade.
Fertilização in vitro (FIV)
A FIV é um procedimento médico complexo que oferece esperança para casais com dificuldades para engravidar naturalmente.
Inseminação Artificial
Essa técnica oferece esperança para casais com dificuldades para engravidar, mas que possuem trompas de Falópio permeáveis e boa qualidade seminal.
Teste genético pré-implantacional
A biópsia embrionária é um procedimento que pode ser realizado como uma técnica complementar nos tratamentos de fertilização In Vitro (FIV).